
É confrangedor que numa prova organizada por uma associação de atletismo ainda por cima com um anfitrião como o é um dos nossos mais conhecidos fundistas tenha sucedido um episódio que apelido no mínimo de caricato.
Ponto1: Uma atleta ao perceber que teria existido troca de escalão por parte de outra atleta reclamou pois no seu entender isso não estaria correcto. Claro que não está correcto e aquilo que eu transcrevo do site da associação já corrobora na apreciação deste facto:
II – 2ª CORRIDA de S. DOMINGOS
Com o apoio da Junta de Freguesia de S. Domingos de Benfica, vai a AAL realizar a 2ª Corrida S. Domingos,
podendo as inscrições, ao preço de 3,00 € (Federados e Populares) ser feitas:
a) Associação de Atletismo de Lisboa - Rua Rodrigo de Fonseca nº 56 C/V – 1250-193 Lisboa; e-mail:
lisboa@fpatletismo.org
b) Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica - Rua Raul Carapinha – 1500-542 Lisboa
1.
Para além do nome, cada atleta deverá indicar a data de nascimento e o respectivo escalão. 2. Os atletas só poderão participar na prova correspondente ao seu escalão.3. A inscrição só é valida, após pagamento, que poderá ser efectuado:
a) na Sede da AAL, Rua Rodrigo da Fonseca, nº 56 c/v – 1250-193 Lisboa
b) ou depósito na conta 006.25295.0002, no BES
Ponto2: A atitude de resposta dessa figura de "proa" do nosso atletismo (atleta que eu referi mais acima) baseou-se num tratamento no mínimo de rir às gargalhadas pois a conversa com a atleta lesada quando esta demonstrava o seu ponto de vista era de linda para ali, linda para acolá, ó menina, inscreveram um homem por uma mulher, bem no final daquilo tudo ele dizia que era só responsável pela entrega de prémios e por anunciar a classificação dos atletas.
Ponto3: Num outro documento além de este exposto aqui
http://www.aalisboa.com/docum.php?file=Comunicado%2010-2009.pdf&idp=0239a0c7a8235364afe894b12f05e276a que tive acesso claramente dizia que não poderia existir troca de escalões. Documento esse a que infelizmente ainda não tive acesso a uma cópia.
Ponto4: A AAL representa os atletas da região de Lisboa e em termos de organização este facto não deveria ter sucedido, será que as organizações deveram ser entregues a empresas pois assim existirá uma maior responsabilização das pessoas?
Ponto5: Eu também não corri no meu escalão no sentido em que devo correr pelas normas internacionais da IAAF como Veterano I ponto final e nós deveriamos seguir as regras internacionais esta coisa de se estar sempre a mexer os escalões a mim não me parece correcto mas como sabemos cada organização faz as regras à sua maneira...
Ponto6: Mas cada organização faz isto para chamar atletas e quando há prémios monetários como era o caso, claro que interessava... mudar de escalão!!! Não é a questão de 20 euros mas é uma questão de princípio.
Ponto7: Alguns atletas que normalmente acabam nos primeiros lugares são useiros e vezeiros nestas situações e hoje contaram-me histórias infindáveis de N atletas que fazem disso rotina. Este país é exemplar em existirem pessoas que subvertem as regras em benefício próprio. É triste mas é assim e estes casos para mim são a essência da coisa se o Zé Povinho se comporta assim o que esperar dos nossos governantes e directores/administradores das empresas públicas bem mas essa é outra conversa...
Conclusão: Nas provas, e como estava um ilustre do nosso atletismo hoje a sugerir, Classificação Geral e Escalões mas pelo regulamento internacional e o Atleta escolhe qual o prémio a receber NESTA PROVA NÃO ERA O CASO!!!
Bem hajam