domingo, 4 de janeiro de 2009

Corrida de S Domingos - episódio insólito


É confrangedor que numa prova organizada por uma associação de atletismo ainda por cima com um anfitrião como o é um dos nossos mais conhecidos fundistas tenha sucedido um episódio que apelido no mínimo de caricato.

Ponto1: Uma atleta ao perceber que teria existido troca de escalão por parte de outra atleta reclamou pois no seu entender isso não estaria correcto. Claro que não está correcto e aquilo que eu transcrevo do site da associação já corrobora na apreciação deste facto:

II – 2ª CORRIDA de S. DOMINGOS
Com o apoio da Junta de Freguesia de S. Domingos de Benfica, vai a AAL realizar a 2ª Corrida S. Domingos,
podendo as inscrições, ao preço de 3,00 € (Federados e Populares) ser feitas:
a) Associação de Atletismo de Lisboa - Rua Rodrigo de Fonseca nº 56 C/V – 1250-193 Lisboa; e-mail:
lisboa@fpatletismo.org
b) Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica - Rua Raul Carapinha – 1500-542 Lisboa
1. Para além do nome, cada atleta deverá indicar a data de nascimento e o respectivo escalão. 2. Os atletas só poderão participar na prova correspondente ao seu escalão.
3. A inscrição só é valida, após pagamento, que poderá ser efectuado:
a) na Sede da AAL, Rua Rodrigo da Fonseca, nº 56 c/v – 1250-193 Lisboa
b) ou depósito na conta 006.25295.0002, no BES

Ponto2: A atitude de resposta dessa figura de "proa" do nosso atletismo (atleta que eu referi mais acima) baseou-se num tratamento no mínimo de rir às gargalhadas pois a conversa com a atleta lesada quando esta demonstrava o seu ponto de vista era de linda para ali, linda para acolá, ó menina, inscreveram um homem por uma mulher, bem no final daquilo tudo ele dizia que era só responsável pela entrega de prémios e por anunciar a classificação dos atletas.

Ponto3: Num outro documento além de este exposto aqui http://www.aalisboa.com/docum.php?file=Comunicado%2010-2009.pdf&idp=0239a0c7a8235364afe894b12f05e276
a que tive acesso claramente dizia que não poderia existir troca de escalões. Documento esse a que infelizmente ainda não tive acesso a uma cópia.

Ponto4: A AAL representa os atletas da região de Lisboa e em termos de organização este facto não deveria ter sucedido, será que as organizações deveram ser entregues a empresas pois assim existirá uma maior responsabilização das pessoas?

Ponto5: Eu também não corri no meu escalão no sentido em que devo correr pelas normas internacionais da IAAF como Veterano I ponto final e nós deveriamos seguir as regras internacionais esta coisa de se estar sempre a mexer os escalões a mim não me parece correcto mas como sabemos cada organização faz as regras à sua maneira...

Ponto6: Mas cada organização faz isto para chamar atletas e quando há prémios monetários como era o caso, claro que interessava... mudar de escalão!!! Não é a questão de 20 euros mas é uma questão de princípio.

Ponto7: Alguns atletas que normalmente acabam nos primeiros lugares são useiros e vezeiros nestas situações e hoje contaram-me histórias infindáveis de N atletas que fazem disso rotina. Este país é exemplar em existirem pessoas que subvertem as regras em benefício próprio. É triste mas é assim e estes casos para mim são a essência da coisa se o Zé Povinho se comporta assim o que esperar dos nossos governantes e directores/administradores das empresas públicas bem mas essa é outra conversa...

Conclusão: Nas provas, e como estava um ilustre do nosso atletismo hoje a sugerir, Classificação Geral e Escalões mas pelo regulamento internacional e o Atleta escolhe qual o prémio a receber NESTA PROVA NÃO ERA O CASO!!!

Bem hajam

3 Comentários:

Às 5 de janeiro de 2009 às 00:55 , Blogger Jorge Cerqueira disse...

É meu amigo pelo visto vejo que este problema só não acontece ai em Portugal aqui no Brasil tem muitas pessoas que correm também com o dorsal de outras pessoas, algumas até trocam na organização os seus dados, outros correm sem trocar.

Uma boa semana.

Valeu.

JC
www.jmaratona.blogspot.com

 
Às 5 de janeiro de 2009 às 02:35 , Blogger joaquim adelino disse...

Amigo André
A Associação A. Lisboa sempre usou a sobranceria para impôr alguma incompetência ou desleixo em algumas competições organizadas por si. Podia haver ali um pouco mais de humildade na avaliação de alguns casos que são levantados por alguns lesados que honestamente apenas pretendem pôr um pouco de verdade em algo que não está bem.
Ácerca de 18 anos eu treinava um grupo de rapazes e raparigas e participava com alguma regularidade em provas organizadas por esta Associação, nomeadamente o Corta-Mato dos 10, (chegámos a ser campeões) e jamais me esquecerei que em algumas edições a minha equipa foi penalizada em benefício de outras por influência de certos juizes.
Por isso meu amigo não me espanta que actualmente continuem a ocorrer cenas desagradáveis desse tipo e depois se lavem as mãos como Pilatos.
Se me permite, eu direi antes que se estes maus exemplos de intolerância e de desrespeito abundam nesta área intermédia é porque os exemplos que vêm de cima, governo incluído, não são os melhores e são igualmente condenáveis e acabam por sair impunes e sem castigo.
Continue essa luta pela verdade.
Um abraço

 
Às 7 de janeiro de 2009 às 20:19 , Blogger José Duarte disse...

Agradeço a mensagem que deixou no meu blog. Tendo participado na prova, fiquei contente por, menos de dez segundos depois de ter passado a linha de meta, ter recebido correctamente os dados relativos à minha participação. Contudo, os aspectos que focou são pertinentes. Convido-o a enviar a sua opinião sobre a prova para o www.ammamagazine.com, onde teremos muito gosto em divulgar a sua opinião. Um abraço.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Who links to my website?
hit counters
hit counter