terça-feira, 28 de abril de 2009

32ª Corrida da Liberdade

Pela 3ªvez resolvi e bem ir festejar esta data fazendo esta prova que me agrada muito.

Este ano a comemorar os 35 anos da revolução do 25 Abril de 1974, a corrida teve um aumento de percurso passando de 10 para cerca de 12,70km unindo a Pontinha (quartel do Regimento de Engenharia Nº1) ao Largo do Carmo, local onde o Capitão Salgueiro Maia comandou as forças da Escola Prática de Cavalaria que cercaram o Quartel do Carmo obrigando Marcelo Caetano a render-se e a demitir-se.

Depois de um principio de semana em que me sentia muito molengão,"preso" de movimentos,resolvi ir a esta corrida procurar velocidade,e fazer um teste a essa mesma velocidade, para ver como me encontrava a nivel de forma .Decidi portanto que não iria lá em ritmo de treino,mas sim para tentar dar o meu melhor.

Cheguei cedo á Pontinha junto com a minha mãe e a Herminia,elas iriam fazer a caminhada a partir do Saldanha.Fui vendo os amigos a chegar,sendo o 1º o António Pinho,depois Nuno Espirito Santo,Manuel Fonseca e Dina,Luis Miguel,Nuno e Cátia,Helder e Eliana,entre muitos mais que fizeram questão de marcar presença nesta popular e ainda gratuita prova.

Cerca de 30 min antes o aquecimento habitual e á hora marcada ida para o interior do Quartel de onde seria a partida á imagem do ano anterior.

Um pouco antes das 10h30 somos brindados com a chuvinha e vento que nos iria acompanhar no inicio da prova.

Dá-se a partida e lá fui eu a ver o que dava a corrida,iniciei de forma sensata (penso eu) sem ser lento,mas ser rapido a mais. No km 2 na subida encontrei o amigo António Almeida e lá continuei.Quase a entrar na 2ª circular quem eu vi? a alegre e incansável Dina Fonseca que ali estava a incentivar os atletas, e claro ao ver-me ,não deixou de puxar por mi, desejando-me força. Obrigado Dina.

Entrada na 2ª circular e tudo ia bem,lá ia apanhando alguns atletas e felizmente o tempo tinha melhorado.Cerca dos 4/5kms altura do abastecimento no Campo Grande ultrapassei a vencedora da prova a Lucia Oliveira,tendo feito a Av. Republica e seus túneis num bom ritmo +- regular (digo +-, porque vario sempre, mas aqui não fugi muito ) continuando a sentir-me bem.

Entrada no Saldanha e aí vinha o que eu mais gosto : as descidas da Fontes Perira de Melo e Av. Liberdade,que foram feitas num ritmo vivo mas controlado,pois ainda faltariam mais 2,5kms (afinal faltariam ainda 2700mts +-) parte onde ainda consegui alcançar mais 4 ou 5 parceiros de prova. Cheguei aos 10kms com um novo record pessoal de 42m51s,que me deixa claro muito satisfeito.

A partir do meio da Av da Liberdade foi o manter o ritmo que levava, em que me sentia bem,apesar de os atletas mais proximos se encontrarem distantes e da imensa pasmaceira e falta de apoio de quem se encontrava quer no Rossio,quer na Rua do Ouro.Definitivamente correr em lisboa,tirando um caso ou outro , é uma tristeza a nivel de apoio a quem corre,tendo inclusivé sido apelidado na Rua do Arsenal de burro, por estar a correr!

Mas decidido como estava a dar o meu melhor,continuei e nem a subida da Rua do Alecrim me derrubou.Claro que o ritmo desceu um pouco,mas senti-me bem,para alguma coisa haveriam de ter servido as rampas que tinha feito no principio da semana.
Mal entrei no Largo Trindade Coelho,onde começaram as descidas em direção ao largo do Carmo,foi ver-me a ligar o "turbo" e ir por aí abaixo "disparado" que nem um foguete (decididamente adoro descidas :-).
Na entrada do Largo do Carmo e cortar da meta ia tão rápido que um pé mal colocado no chão teria sido muitissimo complicado e apanhado um monumental espalhanço,felizmente correu bem.
Resultado final 12660mts em 55m12s a 4m22s/km,que me deixou muito satisfeito comigo e com a minha prestação durante a corrida,pois tinha alcançado o que desejava e tinha posto como objectivos para este dia,ou seja uma prova rápida ,regular,onde pudesse ver como me encontrava a nivel de forma.
No final tempo para rever o amigo António Almeida e ver a sua esposa Isabel sempre simpática e muito alegre,que teve a gentileza de me tirar estas belas fotos e magnificas recordações que ilustram este post.
Muito obrigado Isabel,ficaram excelentes as fotos!
Além da 1a classificada Lucia Oliveira,quero aqui deixar um merecido destaque e parabéns para a inconfundivel Analice, pois embora veteranissima conquistou o 2º lugar na Geral feminina.
Depois do final da prova tempo para um saboroso almoço de Robalo na Brasa em Odivelas na companhia da minha mãe e do Valério e Herminia.
Uma manha e principio de tarde 5 estrelas
No final da prova com a minha mãe e a Maria Herminia, 3 dos representantes do Mundo da Corrida nesta prova
Eu e a minha super mãe
2 fotos minhas com o amigo António Almeida (http://palavrasdecorredor.blogspot.com/)
a ladear o boneco representativo de Salgueiro Maia

7 Comentários:

Às 29 de abril de 2009 às 10:02 , Blogger BritoRunner disse...

Muito bem.

Estou a ver que estás em forma, agora é só manter.

Abraço Desportivo e bons treinos
JCBrito

 
Às 29 de abril de 2009 às 12:28 , Blogger António Almeida disse...

Olá José Magro
parabéns pela prova, pela habitual simpatia, pelo excelente relato e pelas palavras (aqui e lá no blog).
Foi mesmo uma bela e rara manhã de Abril...
Continuação de boa preparaçãp para Ronda.
Grande abraço dos dois.

 
Às 29 de abril de 2009 às 15:07 , Blogger joaquim adelino disse...

Parabéns por ter participado nesta prova comemorativa do 25 de Abril.
E também por as coisas lhe correrem bem tal como o planeado. Assim sendo parece que a preparação para a Ultra dos 101 de Ronda vai no bom caminho.
Agora ainda tem por aí outras, o 1º de Maio é já a próxima, espero vê-lo por lá.
Abraço e continuação de bons treinos.

 
Às 29 de abril de 2009 às 16:21 , Blogger jmagro disse...

Olá amigos.
Já a menos de 3 semanas Ronda aproxima-se vertiginosamente , e agora há que manter o que de bom se tem conseguido,começando a descomprimir para chegar a dia 16 Maio na melhor forma possivel.
Obrigado pelos parabéns,foi realmente um dia e prova feliz,pois correu como a planeei e desejava,o que nem sempre nos acontece, não é? Vontade tinha muita de dar o melhor, mas ás vezes nem sempre corre como desjamos,foi mesmo uma bela manhã de Abril como o amigo António escreveu.
A minha proxima prova deve ser os 10kms Del Monte em Caxias dia 3 Maio, que será feita em ritmo de treino,antecedida de 1h10 de treino ,prevendo fazer 2h ,se a corrida for feita em 50min. Mas mesmo q não vá á do 1º de Maio correr,pode ser que faça por lá uma visita para ver e conversar com os amigos como o Adelino.
Ronda tá quase, e resta treinar com cabecinha para não deitar a perder tudo o que já fiz.
Grande abraço aos 3, e bons treinos e provas para todos.
Zé Magro

 
Às 30 de abril de 2009 às 23:27 , Blogger luis mota disse...

Olá José!
Mais uma boa jornada entre amigos.
Espero que a preparação para Ronda continue a correr como planeado.
Um desafio ao alcance de poucos. Coragem.
Forte abraço,
Luís Mota

 
Às 2 de maio de 2009 às 19:37 , Blogger jmagro disse...

olá amigo Luis
Foi sem dúvida um excelente dia com os diversos amigos que a corrida me tem trazido.
Obrigado pelas palavras de apoio e coragem,são sempre muito importantes e motivadoras,quando o desafio é grande.
os treinos com a companhia da meu amigo Victor silva teem corrido penso eu de acordo com o que temos planeado,de maneira a q Ronda nos corra da melhor maneira e tenhamos o saboroso prazer de a concluir e apreciar.
Bons treinos e boa maratona dia 10.
abraço
Zé Magro

 
Às 3 de maio de 2009 às 13:41 , Blogger Unknown disse...

Olá José

parabéns pela prova

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Who links to my website?
hit counters
hit counter