domingo, 20 de janeiro de 2008

20 de Janeiro

Após o dia de séries, aí está dia de treino longo...

Os objectivos estão à vista...

2º dia de provas de atletismo e mais uma vez Nélson Évora a saltar com 7,96 no comprimento e ninguém o apoiou como deve ser: termos entre nós um campeão do Mundo numa prova regional é uma coisa normal?!?

Estive entre parceiros e colegas de corrida a apreciar as demais provas o que a seguir ao treino e com o sol que se fazia sentir foi aconchegante...

Ainda hoje aconteceu aquilo que ninguém estava à espera:



Atletismo: Nacionais estrada - Surpresa de Leão Carvalho e "bis" de Jéssica Augusto

Viana do Castelo, 20 Jan (Lusa) - O estreante Leão Carvalho causou hoje surpresa, incluindo para o próprio, ao sagrar-se campeão nacional de estrada de atletismo, em Viana do Castelo, enquanto Jéssica Augusto revalidou o título com autoridade no sector feminino.

O atleta do Benfica cumpriu os 15 quilómetros em 43.30 minutos e impôs-se no sprint final a Paulo Gomes (43.31) e Eduardo Henriques (43.35), que contribuíram para mais um título colectivo da Conforlimpa, o sexto consecutivo.

Procurando consolidar o domínio dos últimos anos, a Conforlimpa impôs um ritmo muito elevado desde o início e Eduardo Henriques chegou a na frente só com a companhia do marroquino Youssef El Kalai, do FC Porto.

No entanto, ao quilómetro 9, um grupo mais alargado absorveu o duo da frente e, perto do final, Leão Carvalho, Paulo Gomes e Eduardo Henriques destacaram-se ligeiramente para discutir o título ao sprint.

Leão Carvalho sucede a galeria de campeões a Luís Jesus, que terminou em quinto e foi dos atletas que permitiram à Conforlimpa ganhar folgadamente por equipas - com os quatro elementos que pontuam nos seis primeiros - e vingar a derrota com o Maratona na Taça dos Campeões Europeus, em Outubro.

Entre as mulheres, Jéssica Augusto compensou uma partida confusa com total domínio do resto da corrida, na qual se isolou muito cedo para terminar em 48.40 com mais de um minuto de vantagem sobre Sara Madeira (49.42). As duas ajudaram o Maratona a somar o sétimo título seguido.

Dulce Félix (50.16), do Sporting de Braga, completou o pódio, à frente de Vanessa Fernandes (50.37), do Benfica, campeã do Mundo de triatlo, que incluiu o campeonato nacional no seu plano de treino e se mostrou muito satisfeita com o seu desempenho.

O evento contou com a participação de mais de 2.000 pessoas, nomeadamente o primeiro-ministro, José Sócrates, que correu a mini-maratona de quatro quilómetros.


Haile Gebrselassie tentou mas não conseguiu

Haile Gebrselassie conseguiu hoje o segundo melhor tempo de todos os tempos na maratona, ao vencer a prova do Dubai em 2.04,53 horas, apenas mais 27 segundos que o seu próprio recorde do mundo, conseguido em Berlim, o ano passado.

O etíope provou assim a sua absoluta superioridade na distância, a nível mundial, dominando a prova dos Emiratos Árabes Unidos, embora o ritmo mal calculado ao longo de toda a prova tenha colocado em causa a possibilidade de obtenção de um novo máximo mundial - o que, a acontecer, significaria um encaixe financeiro de um milhão de dólares norte-americanos.

Correndo os primeiros dez quilómetros em 28.39 minutos, 45 segundos mais rápido do que o "crono" para o mesmo segmento de corrida em Berlim, Haile e as "lebres" tornaram impossível a manutenção de um ritmo constante, que lhe permitise baixar, no final, das 2.04,26 horas.

Abel Kirui foi a última "lebre" a desistir, aos 30 Kms., e a possibilidade de recorde esfumar-se-ia à passagem dos 40 mil metros, quando Haile estava já 27 segundos acima do tempo necessário.

O fundista etíope reconheceu, no final, que o seu começo de corrida foi muito rápido: "pretendia fazer 62 minutos à meia-maratona, e paguei o preço nas etapas finais, mas estou feliz por ter conseguido esta marca. Para o recorde, tudo tem de ser perfeito, mas, desta vez, falhei um pequeno pormenor"...

Atrás de Haile Gebrselassie entrou o queniano Isaac Macharia, com 2.07,16 horas, e o terceiro posto foi para o seu compatriota Sammy Korir, com 2.08,01.

No sector feminino, e fruto de uma prova muito mais equilibrada, a vitória foi para a etíope Birhane Adere, com 2.22,42 horas, com Bekele Bezunesh a fazer 2.23,09 e Askale Tafa Magarsa a cumprir a distância em 2.23,23 horas, nos lugares imediatos, para concretizar um pódio totalmente da Etiópia.

Amanhã à mais...

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Who links to my website?
hit counters
hit counter